Ewing foi trocado para o Supersonics, depois do vice campeonato. |
Em 20/09/2000, nosso maior jogador, Pat Ewing foi trocado para o Supersonics. Dizem que o jogador que defendeu nossa franquia por 15 anos, forçou sua troca. Na trade, que envolveu 4 times e 12 jogadores, recebemos:
-Para a gente, veio: Luc Longley, Glen Rice, Travis Knight, Vernon Maxwell, Vladimir Stepania, Lazaro Borrell, uma pick de primeiro round de 2001(Jamaal Tinsley), duas de segundo round de 2001(Michael Wright e Eric Chenowith), e uma pick de primeiro round de 2002(Kareem Rush).
Perdemos: Pat Ewing, Chris Dudley e uma pick de primeiro round de 2001(Jason Collins).-
Após essa troca, o Knicks entrou no limbo da NBA, com seguidas campanhas pífias. Curiosamente, o Knicks entrou nessa decadência após James Dolan se tornar dono da franquia.
Nessa pequena série, vou abordar as 10 primeiras trocas que aconteceram, abordando as outras trocas em futuras continuações.
30/01/2001- Conseguimos Othella Harrington, em troca de Erick Strickland, pick de primeiro round de 2001(Jamaal Tinsley) e uma pick de segundo round de 2001(Antonis Fotsis).
Sobre a troca: Vocês sabem quem foi esse Othella? Pois bem, eu também não sabia, tive que pesquisar algo sobre ele, e... Jogou 4 temporadas no Knicks, tendo 6.55 ppg de média nesse tempo. Sim, perdemos 2 picks por esse jogador.
22/02/2001- Mark Jackson e Muggsy Bogues chegaram, mas perdemos Chris Childs e uma pick de segundo round de 2002(Kareem Rush).
Sobre a troca: Mark jogou aqui no início da carreira, passando 5 anos no Knicks, voltando depois de 10 temporadas, sendo não mais que mediano na segunda passagem. Bogues, sequer jogou 1 partida. No fim, perdemos nada nessa troca.
10/08/2001- Adquirirmos Howard Eisley e Shandon Anderson por Glen Rice, Muggsy Bogues e considerações futuras.
Sobre a troca: Nada à dizer, apenas trocamos 6 por meia dúzia.
26/06/2002- Antonio McDyess, os direitos de Frank Williams e uma pick de segundo round de 2003(Maciej Lampe), e perdemos Mark Jackson, Marcus Camby e os direitos do brasileiro Nenê.
Sobre a troca: Simplismente uma das trocas mais idiotas da história do Knicks! McDyess, que veio com um grande status, tinha jogado apenas 10 jogos na última season, por conta de uma lesão. No Knicks, jogou apenas 18 jogos, sendo trocado na season seguida. Frank foi banco até ser trocado futuramente, e Maciej, pelo Knicks, jogou apenas a Summer League.
Nuggets que se deu bem, Camby foi Dpoy em 2006-2007, e Nenê apenas se tornou um dos melhores Power Fowards da liga, sendo peça importante para a equipe.
Nós perdemos um excelente garrafão defensivo por nada.
23/07/2003- Em uma troca envolvendo 4 times, conseguimos Keith Van Horn em troca de Latrell Sprewell.
Sobre a troca: Keith fez bons números aqui, mas jogou apenas 1 temporada, sendo trocado logo em seguida. Novamente, 6 por meia dúzia.
30/12/2003- Trocamos Clarence Weatherspoon por John Amaechi e Moochie Norris.
Sobre a troca: Uma troca que não agregou em nada. Clarence fazia 3/3 de média até ser trocado. Amaechi nem chegou a jogar 1 partida pelo Knicks, sendo dispensado. Norris só aparecia por causa do seu cabelo.
05/01/2004- "Ganhamos" Stephon Marbury, Penny Hardaway e Cezary Trybanski, e despachamos Antonio MacDyess, Howard Eisley, Maciej Lampe, Charlie Ward, os direitos de Milos Vujanic, uma pick de primeiro round de 2004(Kirk Snyder) e uma pick futura protegida. Essa pick se tornou Gordon Hayward,top 10 SF hoje.
Sobre a troca: Sabem quem foi esse Cezary? Quem souber me fale sobre ele. Hardaway estava longe da sua melhor forma, e foi apenas um reserva por aqui, e o que falar do Marbury? Extremamente egoísta, se preocupava apenas com seus números, e afundou ainda mais o Knicks. Um jogador para se esquecer.
Perder a pick que originou o Hayward é doloroso até hoje, ainda mais sabendo que logo após Hayward, Paul George foi draftado.
15/02/2004- Tim Thomas e Nazr Mohammed chegaram, em troca de Keith Van Horn, Michael Doleac e uma pick de segundo round de 2005(Ronny Turiaf)
Sobre a troca: Tim teve 2 temporadas aqui, sendo nada mais que mediano e Nazr, jogou apenas meia temporada aqui. No final, não perdemos nem ganhamos.
05/08/2004- Conseguimos Jamal Crawford e Jerome Williams por Othella Harrington, Frank Williams, Dikembe Mutombo e Cezary Trybanski.
Sobre a troca: Jamal, que veio por "Sign-and-Trade, recebendo 56 milhões em 7 anos foi o melhor jogador do Knicks por um tempo, sempre encantando com seus crossovers, mas... as derrotas continuaram.
A trade, no papel, foi boa. Mas por falta de planejamento, é vista como erro por vários torcedores.
24/02/2005- Trocando Nazr Mohammed e Jamison Brewer, conseguimos Malik Rose, uma pick de primeiro round de 2005(David Lee), pick de primeiro round de 2006(Mardy Collins)
Sobre a troca: Finalmente uma boa troca! Mas é boa apenas por conseguirmos David Lee, o único que foi bom jogador entre Rose e Collins.
Lee é um dos piores defensores da NBA, mas tem um grande poder ofensivo, o que o tornou um dos melhores PF da liga, alcançando até o All Star Game pelo Knicks.
Infelizmente, Lee fazia seus números, tentava ajudar a equipe, mas as derrotas continuavam.
.
.
,
E é isso ai pessoal, semana que vem à série continua, com as próximas 10 trocas!