sábado, 30 de julho de 2016

Os 9 do topo: Bill Bradley #24


A série "Os 9 do topo" está de volta! A série não é nova, e já falamos sobre outros jogadores, sendo eles:

Hoje, iremos falar de William Warren "Bill" Bradley!



Bill nasceu em 28 de Julho de 1943, em Crystal City, Missouri e lá começou a jogar basquete pela Crystal City High School, onde foi a estrela da equipe, marcando o total de 3,068 pontos!
Sua grandes atuações chamaram atenção de várias faculdades, em torno de 75, mas acabou escolhendo a faculdade de Princeton e lá evoluiu seu jogo ainda mais.
Nas suas 3 temporadas em Princeton, teve médias superiores de 30 PPG, e ganhou vários apelidos, entre eles Mr. President, por gostar do meio político (o que mais tarde lhe rendeu um lugar no Senado) e "Oscar Robertson Branco" por seu jogo completo, que impressionava todos.

No meio da sua carreira universitária, jogou as olimpíadas de Tóquio em 1964, sendo capitão da equipe e eventualmente sendo campeão.

Várias franquias da NBA estavam de olho nele, principalmente o Knicks. Em 1965, ano da sua graduação, entrou no Draft da NBA, sendo selecionado pelo Knicks pela pick territorial! Sim, o "Oscar Robertson Branco" era nosso! Mas não tão rápido, afinal, mesmo após se formar em Princeton, foi para à Europa estudar na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Mas não ficou fora do basquete por causa disso, no seu tempo na Europa, jogou em 1965-1966 no Olimpia Milano, time Italiano e lá conquistou a Euroliga

Por causa da força aérea americana, onde passou 6 meses, precisou sair de Oxford antes de se graduar e passado esse tempo, finalmente foi para o Knicks, em Dezembro de 1967. No Knicks ele ainda conseguiu o diploma de Oxford, por "exames especiais"

E assim "Mr. President" chegava ao Knicks! Um pouco tarde, porém, começou jogando de SG sua carreira na NBA, mas voltou a posição de SF, onde rendeu melhor.

Bill não tinha nem de perto os números impressionantes da faculdade, sua melhor temporada foi em 1972-1973, onde teve 16 PPG, mas mesmo assim, foi o encaixe perfeito para a equipe, fundamental em todos os títulos! 

Um grande líder em quadra, nunca fominha e muito determinado foi muito importante para a franquia, mesmo que seus números tentem negar isso. E na história do basquete conseguiu um feito que apenas Manu Ginobilli conseguiu, mais tarde: Ser medalhista de ouro numa olimpíada, ser campeão da NBA e ser campeão da Euroliga.

Terminou sua carreira em 1977, tendo 10 anos de NBA (e 10 de Knicks) e acumulou totais de 9217 pontos, 2354 rebotes e 2533 assistências. Sua médias nesses 10 anos foram de 12,4 PPG, 3,2 RPG e 3,4 APG.

Após se aposentar do basquete, se envolveu no meio político, onde teve mais notoriedade sendo membro do Senado dos Estados Unidos de 1979 à 1997, mas fez outras coisas também, como escrever 6 livros, sendo eles sobre a cultura americana, cultura e economia. Todos bestsellers.

Hoje, com 73 anos, é o diretor geral da Allen & Company LLC e membro do conselho de administração da Starbucks Company

Bill conduzindo a bola. Também podemos ver Willis Reed na foto.

Méritos de Bill:

2x campeão da NBA (1970 e 1973).
1x NBA All Star (1973).
Campeão da Euroliga (1966).
Hall da Fama da NBA.
Hall da Fama do College.
Jersey #24 aposentada pelo Knicks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário