sábado, 26 de março de 2016

Free Agency: Quais são as opções?

Fala torcida do Knicks, aqui quem vos digita é João Pedro Scarpato, novo integrante do blog. Torço para o Knicks desde 2011, principalmente por ter um carinho especial pela cidade de Nova York (torço para os Jets na NFL). Na época que assisti os primeiros jogos do Knicks, Jeremy Lin estava começando a despontar como um grande jogador na NBA e a Linsanity estava nascendo.

Esse meu primeiro texto no blog será sobre a tão falada Free Agency, o período em que jogadores que tem seus contratos encerrados podem negociar com outros times. Esse é um período que trás algumas esperanças de melhora para o Knicks. Ressalto que o texto será baseada na minha opinião como torcedor e são somente especulações. É esperado que o Knicks tenha 30 milhões de dólares disponíveis para gastar na durante a offseason e 8 jogadores do atual elenco serão agentes livres.

As Necessidades

Apenas assistindo alguns jogos do Knicks na temporada, fica clara a necessidade de alguns setores. As posições de armador (PG) e ala-armador (SG) são as maiores, além de maior consistência no banco de reservas.

Calderón em um jogo pelo Knicks
Na primeira posição, José Calderón tem sido motivo de ódio da torcida devido ao baixo nível apresentado.
As médias por jogo do armador espanhol são de 7.5 pontos, 4 assistências, 3.1 rebotes, 0.9 roubadas de bola, 45% dos arremessos de quadra, 40% da linha de três e 90% da linha de lance livre, tudo em 28 minutos por jogo.
Porém, o baixo nível de Calderón vai além dos números. Seu fraco desempenho defensivo e pouca agressividade vem acabando com a paciência da torcida nova-iorquina. O contrato do veterano vai até o final da temporada 2016-2017 e não há expectativa de que o jogador seja cortado ou trocado antes disso.


Afflalo vem sendo contestado durante sua passagem pelo Knicks
Na posição de número dois, Arron Afflalo vem sendo a grande incógnita da temporada. Sua inconsistência e a falta de sequência de jogos trazem dúvidas sobre sua contratação, que foi uma das mais elogiadas durante a última offseason. O ala-armador traz médias por jogo de 13.7 pontos, 2 assistências, 3.8 rebotes, 45% dos arremesso de quadra, 39% da linha de três e 86% da linha de lance livre em 34 minutos. Após um bom começo de temporada, Double-A não conseguiu manter o nível e foi perdendo consistência conforme a temporada passou. Alguns questionam se Arron seria melhor vindo do banco como sexto homem, função que executou bem em sua carreira.

Elenco atual: quem vai ou fica?

Como já foi mencionado, 8 jogadores do Knicks podem se tornar free-agents na próxima temporada dependendo de escolherem suas player-option's ou não. A lista completa de jogadores, com suas médias totais em jogos pelo Knicks:

Langston Galloway: 9.2 pontos, 2.7 assistências, 3.8 rebotes, 40% dos arremessos de quadra, 35% da linha de três pontos e 78% da linha de lance livre - 27 minutos por jogo em 2 temporadas com o Knicks.

Arron Afflalo: 13.7 pontos, 2 assistências, 3.8 rebotes, 45% dos arremessos de quadra, 39% da linha de três pontos e 86% da linha de lance livre - 34 minutos por jogo em 1 temporada com o Knicks.

Sasha Vujacic: 3.8 pontos, 1.2 assistências, 2.1 rebotes, 33% dos arremessos de quadra, 32% da linha de três pontos e 78% da linha de lance livre - 13 minutos por jogo em 1 temporada com o Knicks.

Derrick Williams: 8.9 pontos, 0.9 assistências, 3.5 rebotes, 44% dos arremessos de quadra, 26% da linha de três pontos e 74% da linha de lance livre - 16 minutos por jogo em 1 temporada com o Knicks.

Lance Thomas: 8.2 pontos, 1 assistência, 2.5 rebotes, 43% dos arremessos de quadra, 39% da linha de três pontos e 81% da linha de lance livre - 23 minutos por jogo em 2 temporadas com o Knicks.

Cleanthony Early: 4.3 pontos, 0.7 assistências, 2.0 rebotes, 35% dos arremessos de quadra, 26% da linha de três pontos e 75% da linha de lance livre  - 13 minutos por jogo em 2 temporadas com o Knicks.

Kevin Seraphin: 3.8 pontos, 1.1 assistências, 2.4 rebotes, 0.8 tocos, 40% dos arremessos de quadra e 81% da linha de lance livre - 10 minutos por jogo em 1 temporada com o Knicks.

Louis Amundson: 4.5 pontos, 1.2 assistências, 4.4 rebotes, 0.9 tocos, 42% de arremessos de quadra e 46% da linha de lance livre - 15 minutos por jogo em 2 temporadas com o Knicks.

Williams e Afflalo possuem player-options, ou seja, os jogadores podem escolher ou não se continuam no time. Galloway possui uma team-option no seu contrato, ou seja, o time do Knicks escolhe se o jogador continua no time ou se ele será um free-agent. 

Considerando isso, o time pode renovar com ThomasGalloway Seraphin ou Amundson apenas para compor o banco de reservas. Early pode ser designado para jogar a D-League novamente. Com todas essas renovações, o Knicks deve gastar por volta de 5-7 milhões de dólares. Caso Afflalo e Williams retornem ao time, o contrato de ambos contaria em 12 milhões de reais na folha salarial.

Thomas pode voltar ao time devido ao bom basquete apresentado até agora e suas qualidades defensivas.

E agora, quem contratar?

Com 25-23M disponíveis para contratação (sem contar os contratos de Galloway, Afflalo e Williams) e necessidades a serem preenchidas, o Knicks tem boas opções de contratação e abaixo estão algumas que o time pode ir atrás nessa offseason:

Brandon Jennings
Idade: 26 anos (6 anos como profissional).
Posição: PG.
Médias (carreira): 15.7 pontos, 5.9 assistências, 3.1 rebotes, 1.3 roubos, 39% dos arremessos de quadra, 34% da linha de três pontos e 80% na linha de lance livre em 32 minutos por jogo.
Último contrato: 24 milhões de dólares por 3 anos, agente livre irrestrito.

Jennings busca se recuperar após sua lesão na última temporada.
Uma das opções comentadas durante toda a temporada foi Brandon Jennings, armador que foi trocado para o Magic durante a última deadline. Porém, Brandon sofreu uma ruptura no ligamento do tendão de Aquiles na última temporada, o que fez suas médias caírem drasticamente após sua volta as quadras. Com esse fator em mente, Jennings não deve pedir um valor muito alto, então, seria um movimento interessante.


Mike Conley
Idade: 28 anos (8 anos como profissional).
Posição: PG.
Médias (carreira): 13.6 pontos, 5.6 assistências, 2.9 rebotes, 1.5 roubos, 44% dos arremessos de quadra, 36% da linha de três pontos e 80% na linha de lance livre em 32 minutos por jogo.
Último contrato: 40 milhões de dólares por 5 anos, agente livre irrestrito.

Conley: o quase-All-Star.
Caso o Knicks queira se arriscar mais e oferecer mais dinheiro a um jogador melhor, o principal nome entre os PGs dessa free agency é Mike Conley. O armador que em toda sua carreira foi um jogador do Memphis Grizzlies também é um dos nomes especulados em NY, porém, por um salário bem maior. O jogador é considerado por alguns como um all-star, mesmo nunca tendo sido nomeado e com os últimos movimentos dos Grizzlies na deadline desse ano, pode acreditar se que o time esteja começando um projeto de rebuild e não renovar com Conley pode ser um movimento chave para liberar espaço na folha salarial e tentar atrair outros jogadores no futuro.


Evan Fournier
Idade: 23 anos (3 anos como profissional).
Posição: SG/SF.
Médias (na carreira): 10.6 pontos, 1.9 assistências, 2.4 rebotes, 1.3 roubos, 44% dos arremessos de quadra, 38% da linha de três pontos e 77% da linha de lance livre em 24 minutos por jogo.
Último contrato: 6 milhões de doláres por 4 anos, agente livre restrito.

Evan Fournier defendendo o Magic.
Já para a posição número dois, o francês Evan Fournier é um nome a ser considerado. O jogador é considerado um especialista em bolas de três e um defensor decente, podendo vir tanto do banco quanto sendo titular. Após ser trocado pelo time que o draftou (Denver Nuggets), o ala-armador chegou em Orlando para ser titular e está tendo um dos melhores anos da sua curta carreira na NBA. O único problema é que o jogador é um agente livre restrito, ou seja, o Magic pode cobrir qualquer oferta que o jogador receba.


Kent Bazemore
Idade: 26 anos (3 anos como profissional).
Posição: SG/SF.
Médias (na carreira): 6.2 pontos, 1.2 assistências, 2.5 rebotes, 42% dos arremessos de quadra, 34% da linha de três pontos e 64% da linha de lance livre em 16 minutos por jogo.
Último contrato: 4 milhões de doláres por 2 anos, agente livre irrestrito.

O jovem Bazemore começa a mostrar bons números na liga.
A primeira vista, os números de Kent Bazemore não parecem tão expressivos quanto de outros jogadores do mercado. Porém, o versátil jogador vem tendo a sua segunda melhor temporada da carreira, atrás apenas da sua temporada com os Lakers em 2013-2014. Apesar de novo, o jogador também tem passagens pelo Warriors e agora Hawks. A primeira temporada de Kent em Atlanta não foi muito boa, mas na temporada atual o jogador conseguiu melhorar seu jogo de maneira geral e caso continue a evoluir, pode ser uma boa opção para o Knicks.

Festus Ezeli
Idade: 26 anos (2 anos como profissional).
Posição: C.
Médias (na carreira): 4.2 pontos, 0.4 assistências, 4.3 rebotes, 1.0 tocos, 51% dos arremessos de quadra e 55% da linha de lance livre em 14 minutos por jogo.
Último contrato: 5 milhões de dólares por 4 anos, agente livre restrito.

Ezeli já possui um anel de campeão da NBA e pode ajudar vindo do banco.
Caso o Knicks não renove com Seraphin ou Amundson, Festus Ezeli é um bom nome que se encaixaria numa função para vir do banco e continuar o "trabalho sujo" que Robin Lopez faz na área pintada, contestando arremessos e bandeijas dos adversários, fazendo box-outs e brigando por rebotes. O nigeriano foi campeão com o Warriors na última temporada e é um bom nome que surge para a free-agency. Porém, assim como Fournier, Festus também é um agente livre restrito, com o Warriors podendo cobrir qualquer proposta por ele.

Evan Turner
Idade: 27 anos (5 anos como profissional).
Posição: SF/SG.
Médias (na carreira): 10.7 pontos, 5.2 rebotes, 3.8 assistências, 43% dos arremessos de quadra, 30% da linha de três pontos e 77% da linha de lance livre em 28 minutos por jogo.
Último contrato: 6 milhões de dólares por 2 anos, agente livre irrestrito.

Versatilidade é apelido para Turner.
Outra opção a se considerar caso alguns jogadores do elenco atual (Williams e/ou Afflalo) não retornem ao time, Turner provavelmente será alvo do Knicks nessa free-agency, de acordo com diversos sites americanos (comentarei sobre isso em outro texto). O jogador dos Celtics é conhecido por sua versatilidade de posições, jogando em três diferentes: PG, SG e SF. Turner vem tentando se restabelecer na liga após duas temporadas de baixo rendimento em Indiana e Boston. Ótima aquisição para vir do banco ou até mesmo como titular.

Lembrando mais uma vez que esse texto é de cunho totalmente especulativo e baseado em opiniões pessoais. Você pode usar o Twitter ou os comentários aqui do blog para contar sua opinião para nós sobre os nomes que você quer ver (ou não) no Knicks na próxima temporada.

Por João Pedro Scarpato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário